11/09/13

Nada, nada, nada...

A princesa mudou de escola...e não achou piada ao ver os amigos 'trocados' por outros amigos, as educadoras 'trocadas' por outras...

No primeiro dia perguntei-lhe o que achou da educadora.

Princesa: Não gosto muito dela...

Mamã: Não?! A mamã gostou dela. - disse-lhe entusiasmada, a ver se a contagiava

Princesa: Eu não gostei.

Mamã: Porque não gostaste dela?

Princesa: Não é a Susana!

                ................................

Ao final do segundo dia, quando lhe perguntei se tinha gostado dizia:
"Não gosto destes amigos, não gosto destes amigos,  não gosto destes amigos...." enquanto caminhava à minha frente.
             
 ................................

Não lhe 'apetece' contar-me nada do que faz na escola.

Mamã: Então, o que fizeste hoje na escola?

Princesa: Não fiz nada...

Mamã: O que comeste?

Princesa:  Nada

Mamã: O que foi o lanche?

Princesa: Nada

Mamã: Não brincaste?

Princesa: Não fiz nada

                ................................

Passados mais alguns dias já está mais ambientada e a educadora já ganhou direito a beijocas e tudo!
A mamã fica contente :)





5 comentários:

  1. Oh minha linda!!! Todos os dias, nas reuniões de tapate a sua falta é sentida!! Temos saudades dela e do seu sorriso contagiante!! A mudança custa sempre mas ela vai-se ambientar e vai conquistar todos como fez connosco!!! Beijinhos aos mil p ela ;-)
    Susana

    ResponderEliminar
  2. A minha também mudou de escola. Esta fase de mudança trás algum stress. Pensamos em tanta coisa: que pode ser difícil para eles, que vão ter saudades dos amigos, da escola e da educadora que deixaram para trás... Mas, no nosso caso, correu bem. Ela ambientou-se logo. Gostou de tudo: da escola, dos amigos, das educadoras! Mas vai sempre ao infantário (antiga escola) ver os amigos que ainda lá estão, sob o pretexto de ir buscar o mano.

    ResponderEliminar
  3. Deixar os amigos que a acompanham desde bebé, as profissionais que sempre a mimaram e acolheram com carinho não é fácil. Custa-me a mim e não era eu que lá ficava...
    Ela vai adaptar-se com certeza e vai tudo correr bem. Acho mesmo que tomamos a opção certa em fazer esta mudança agora e não mais tarde, quando fosse para o 1º ano.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida nenhuma, Liliana. Eu também sou da opinião que a mudança deve ser feita antes do 1.º ciclo. Acho que a adaptação deve ser feita progressivamente e ainda em ambiente de alguma brincadeira. Acho bem mais difícil mudar de escola no 1.º ano do 1.º ciclo, onde se espera mais responsabilidade e se exige mais concentração por parte da criança. Assim, ficam com tempo para conhecer os cantos à escola, os amigos, os adultos... e criarem laços!
    Beijinhos para a tua princesa. De certeza que vai correr tudo muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Pois é Cátia, essas também foram as nossas razões para a mudança.

    ResponderEliminar