08/02/13

"Mamã, o que é morrer?"

A Bloom uma personagem das Winx,
a preferida da princesa.
Deitada na caminha, prestes a adormecer a princesa pergunta:
- Mamã, o que é morrer?
Fiquei sem saber o que dizer...

Mamã: O que é o quê?!
Princesa: Morrer, o que é morrer mamã?
Mamã: Morrer... porque perguntas isso? Onde ouviste falar nisso?
Princesa: Foi a Bloom, os pais da Bloom morreram...
Mamã: Ah... bem, morrer é dormir, dormir muito tempo sem nunca acordar.

...depois fiquei a pensar se esta explicação será adequada, será que ela vai ficar com medo de dormir e não acordar? Ela dormiu bem, felizmente.
Bem acho que tenho de ver se pesquiso e leio qualquer coisa sobre o assunto para quando o tema voltar a surgir.

3 comentários:

  1. Lili,
    Não estamos habituados a pensar e a falar sobre o assunto, sobre a única certeza que a vida nos reserva...Afinal, o homem é um ser para a morte. Na minha opinião, devemos dizer a verddade, com os cuidados que a idade requer. Dizer-lhe que um dia todos nós iremos existir sem ser vistos. Estaremos com aqueles que amamos... nos pensamento, nos corações, nos sonhos...mas a nossa presença será diferente, porque ninguém nos vê fisicamente...

    Beijinho Grande.
    Continua porque estou a adorar o teu espaço de partilha.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, eu também acho que o melhor é a verdade, adaptada à idade. Eu não estava nada à espera daquela pergunta e foi o que me saiu e depois fiquei a pensar se ela ia ficar com medo de dormir e não acordar. Quando voltar a surgir o assunto tenho de lhe explicar que este dormir para sempre só acontece em algumas situações, quando somos muito velhinhos ou temos um dói dói muito grave que nunca passa...
    De qualquer maneira penso que só entenderá a perda da morte quando acontecer "mais perto" e não nos desenhos animados. Aí sim acho importante explicar que há coisas que ficam sempre, nas memórias, no coração.

    ResponderEliminar
  3. Esse assunto "assombrou-me" durante o ano passado todo! Foi "O ASSUNTO" dos 3 anos da minha Giraça. É um assunto muito complicado para explicar a uma criança pequena, até porque nós, adultos, temos (eu pelo menos falo por mim) uma certa dificuldade em entender o que é, realmente, a morte - se é deixar de existir, se é assumirmos "outra forma", etc. E isso é difícil de explicar... E nisto a crença religiosa (qualquer que ela seja) é também que ser tida em conta. Eu optei por explicar dentro daquilo que ela conseguia perceber, que deixamos de estar cá fisicamente, mas que estamos no coração de quem amamos e de quem nos ama. Mas senti necessidade de referir o céu (a ida para o céu) e as estrelas, porque foi assim que ela ouviu de outras pessoas (a mãe de uma amiguinha dela morreu e a amiga disse que a mãe foi morar para uma estrela). E as crianças confrontam-nos com o que os outros dizem!!! E digo-te que este tema levantou tantas e tantas perguntas - se só morremos quando somos velhinhos? Se é porque estamos doentes? Se é porque nos portamos mal? Porque é que morremos? Não podemos voltar? Tu também vais morrer, mamã? E eu? Prepara-te para estas questões. Se a tua princesa é como a minha foi, estas perguntas virão uma a seguir à outra e atingir-te-ão com uma força que terás que respirar bem fundo! Pensa num esquema para que a resposta à pergunta que vier a seguir coincida com o raciocínio anterior. E certifica-te que à tua volta, os adultos a quem ela poderá perguntar, tenham uma resposta semelhante.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar